terça-feira, 6 de setembro de 2011

Videografia - Katy Perry

Katy Perry é uma californiana que canta pop e já quebrou recordes estabelecidos por Michael Jackson: é a única cantora a ter cinco singles de um mesmo álbum no topo da Billboard. Katy começou sua carreira como cantora evangélica, mas mudou para pop e está em atividade nesse ramo desde 2007, arrasando com seu estilo pin-up/candy.

Seu primeiro single, lançado em 2007, é Ur So Gay. A letra é sobre uma menina que namora um emo. O clipe é bem tosquinho, mas original: a história toda se passa entre a Barbie e o Ken, com cenas da Katy tocando em um fundo de nuvenzinhas sorridentes.

A seguir, vem o polêmico I Kissed a Girl, em que ela canta abertamente "eu beijei uma garota e gostei". Apesar do choque, ela diz que a música não é autobiográfica. Uma curiosidade já meio velha é que uma das amigas de Katy no vídeo é a Ke$ha.


Hot 'n Cold é sobre um amor bipolar, um cara que não sabe o que quer da vida. O clipe é super divertido: na hora de dizer "aceito" no casamento, o noivo hesita e Katy o persegue pelas ruas, vestida de noiva e cantando.

Thinking of You foi a primeira - e até agora única - balada de Katy que virou single. O clipe, mais triste, é sobre uma mulher que perdeu o marido na guerra e acaba se casando com outro. Katy escreveu sozinha essa música. O seu namorado morto é interpretado pelo ator Matt Dallas, que está na série Kyle XY e aparece também no clipe Goodbye My Lover, do James Blunt.


Waking Up In Vegas é a volta do melhor estilo pop de Katy, e o clipe traz muitas curiosidades. O clipe teve partes gravadas no hotel Palms Casino Resort, em Las Vegas, e os donos do hotel fazem uma pequena participação no vídeo, assim como a dupla de ilusionistas e comediantes Penn e Teller, e o jogador profissional de pôquer Daniel Negreanu. Quem interpreta o namorado de Katy no clipe é Joel Moore, mas conhecido por seu papel de Dr. Norm Spellman em Avatar.
O primeiro single de seu segundo álbum é California Gurls, com participação do rapper Snopp Dogg. O clipe segue a temática Candyland (assim como Fergalicious, apesar de que Fergie puxou mais o estilo para a Fantástica Fábrica de Chocolate). Katy aparece pela primeira vez com suas perucas coloridas: uma lilás e uma azul. Os figurinos desse clipe são ótimos, com destaque para o terno de cupcakes do Snoop Dogg.

Teenage Dream é seu próximo single, e o clipe é mais leve e com estilo mais praiano. Tanto o clipe quanto a música foram gravados/compostos em Santa Barbara, a cidade natal de Katy.
Firework foi um dos melhores vídeos de Katy, e a letra é um hino para as pessoas se auto-aceitarem e surpreenderem as outras. O clipe, gravado na Hungria, conta com a participação de 250 fãs da cantora, vindos de vários países do leste europeu. O clipe mostra várias pessoas com diversos tipos de opressão - doenças, briga entre os pais, obesidade, homossexualidade - superando seus medos.
O clipe de E.T. foi diferente de todos os outros da cantora, com uma pegada mais Lady Gaga . Em parceria com o rapper Kanye West, ela canta uma música cheia de metáforas alienígenas, enquanto usa figurinos intergaláticos em um clipe meio sem sentido.
Last Friday Night (T.G.I.F.) é o último clipe lançado pela cantora, e é uma super produção cheia de celebridades no elenco, como Rebecca Black, Kenny G., a banda Hanson, Kevin McHale (o Artie de Glee), Corey Feldman e Debbie Gibson. Basicamente, a letra e o clipe é sobre uma grande festa louca. Katy disse que Last Friday Night é a sua versão para I Gotta Feeling, do The Black Eyed Peas.
Além desses clipes, Katy fez participações em músicas de outros artistas. Confira:
Em Goodbye for Now, da banda P.O.D., Katy faz os backing vocals (no fim da música).
If We Ever Meet Again, com Timbaland.
E Starstrukk, com a dupla 3OH!3

Não se esqueçam de votar para a videografia do próximo mês!

Bjss, Thai

Nenhum comentário: