terça-feira, 13 de julho de 2010

13/07 - dia mundial do ROCK

O rock não é apenas um gênero musical. Não é só o ritmo produzido pela guitarra. É muito maior do que isso. O rock pode ser uma filosofia de vida, um estilo, a expressão de rebeldia, uma forma de extravasar. Nenhum outro ritmo tem tanta influência sobre o comportamento das pessoas quanto o rock. Não impota qual de vertente estamos falando: rock 'n roll, haevy metal, progressivo, grunge, punk... todas elas trazem consigo a mesma herança que veio lá da década de 50, quando Elvis lançou seu primeiro single.



Para celebrar esse dia, nós do Fanclip selecionamos alguns dos clipes mais importantes de cada década para provar que, felizmente, o rock não é representado só por algumas das piores bandas do momento.

Anos 50

Não podemos começar sem falar um pouco sobre o rei do Rock, Elvis Presley. Ele foi um dos pioneiros em misturar a música branca (country) com a música negra (jazz) e formar o rock. Uma das músicas mais lembradas dele é Love Me Tender.
Foi nessa época também que surgiram artistas como Chuck Berry e Stevie Wonder.

Anos 60

Uma única palavra: Beatles. Eles surgiram, inventaram o videoclipe, popularizaram o rock, enfim: fizeram todo mundo cantar junto. Twist and shout virou até alvo de paródia dos Mamonas Assassinas, anos depois.
Mas não só de Beatles se fez os anos 60. Surgiu nessa época os dinossauros do rock, que incrivelmente estão vivos até hoje. Estou falando, é claro, dos Rolling Stones. Enquanto os bons moços dos Beatles eram cerinhos e arrumadinhos, os Stones apareceram para dar ao ritmo aquele ar de sujeira, de rebeldia. Ouça Start me up
Outros grupos que surgiram na época: The Doors, The Who, Bob Dylan, Pink Floyd, Jimi Hendrix, Janis Joplin, David Bowie...



Anos 70 e 80
Tirem as crianças da sala, porque a coisa vai ficar pesada. Os anos 70 trouxeram com eles o Heavy Metal, o Hard Rock e todo tipo de baixaria, com riffs incríveis de guitarra e figurinos assustadores.

O Kiss é exemplo clássico desses figurinos. Eles se apresentavam com maquiagem pesada, e "inventaram" o rock comercial, vendendo todo o tipo de coisa com a marca deles, de camisetas a bonecos. Rock 'n Roll all night!

Outra banda que marcou a geração e se consagrou nessa década é a australiana AC/DC. Uma curiosidade: a música Highway to Hell (estrada para o inferno) é a música mais tocada em enterros no mundo todo.

Outras bandas das décadas: Led Zeppelin, Deep Purple, Queen, Alice Cooper, Judas Priest, Aerosmith, Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica, Guns 'n Roses, e muitas outras.

Anos 90
Surgiu o grunge, e com ele a banda símbolo Nirvana. Junto com ela, várias outras bandas de Seattle se tornaram conhecidas, como Alice in Chains e Pearl Jam.

U2 e R.E.M. também são dessa época.

Nessa década, também surgiram bandas que fazem sucesso hoje ou até recentemente, como Evanescence, Coldplay, The White Stripes, Artic Monkey, Linkin Park, the Offspring, Green Day, Blink-182...
Anos 2000
O rock anda perdendo espaço para o pop, ea maior parte dasbandas formadas nos últimos 10 anos acaba fazendo pop-rock para sobreviver. Algumas ainda tentam se livrar desse tipo de infuência, mas é difícil fazer sucesso com elas.

O que acaba acontecendo é que bandas como Kaiser Chiefs, Franz Ferdinand, Bloc Party, etc acabam fazendo pouco sucesso nas rádios, independente da qualidade da música. Um bom exemplo disso é a banda Paramore. Seus singles em que a música é agitada e rápida, rock mesmo, como Ignorance, não emplacam e aparecem pouquíssimo na mídia. Mas assim que a banda lançou o clipe de The Only Exception, uma baladinha lenta, foi direto para as rádios onde toca exaustivamente.
É isso aí, gente. Uma mensagem final:
Bjss, Samamb-T

Nenhum comentário: