sábado, 18 de junho de 2011

Se você gosta de

Eduardo e Mônica - Legião Urbana (propaganda da Vivo - 2011)

Assista também Eduardo e Mônica - Legião Urbana (propaganda da ATL - 2000)

Para começar, quero dizer que o Fanclip não quer divulgar nem prejudicar nem fazer propaganda de nada. Estou aqui apenas para analizar os videoclipes. Com isso claro, vamos aos fatos:

Nada melhor do que uma boa polêmica na net para alegrar o dia, dividir opiniões e ver o circo pegar fogo. E essa ainda tem a ver com videoclipes.
Essa semana, a operadora Vivo lançou uma campanha utilizando um clipe de uma das músicas brasileiras mais conhecidas: "Eduardo e Mônica" (vamos supor aqui que Legião Urbana dispense apresentações). O clipe é bem fiel à música, que conta a história de um casal desde o momento em que eles se conhecem até o depois do casamento.
O problema é que logo surgiram pessoas que dizem que o clipe da Vivo é plágio de uma propaganda da empresa telefônica ATL (que foi comprada pela Claro) há 11 anos. Esse vídeo é mais curto e não é usada a música original (interpretada por Renato Russo), mas a essência é a mesma: mostrar em imagens a ação cantada.
O que eu penso? Bom, não teria como ser muito original ao transformar em vídeo essa música, já que ela é bem descritiva, como alguém contando uma história. Além disso, o comercial antigo só foi postado no Youtube depois do novo clipe ser divulgado - aliás, esse clipe de 2000 só apareceu na tv por 20 dias, no estado do Espírito Santo. Claro que é estranho duas empresas de um mesmo serviço criarem propagandas tão parecidas, mas não é caso de crucificar ninguém.

fonte: http://blogs.estadao.com.br/marili-ribeiro/plagio-no-embalo-de-eduardo-monica/

Aliás, eu adorei o clipe novo. Adoro a música e a representação foi como eu sempre imaginei.

Bjss, Thai

Nenhum comentário: