sexta-feira, 8 de julho de 2011

Videografia - Rihanna

Rihanna começou sua carreira como mais uma cantora pop qualquer, com o diferencial de ser nascida em Barbados, na América Central. O início de sua carreira foi comum, com músicas sobre festas e clipes na praia. Mas logo ela foi se destacando com sua voz marcante e se tornou uma das artistas mais conhecidas da década. Veja aqui um vídeo dela fazendo um cover de Mariah Carey antes da fama:


Seu primeiro clipe, Pon De Replay, é bem normalzinho: Rihanna chega com suas amigas em uma balada, a música está ruim, ela sobe em uma mesa e pede para o DJ aumentar o volume, dançando. Além da versão oficial (que está abaixo) há outra versão para o clipe, feita para o filme Bring It On (em português: Teenagers - as apimentadas). No filme, uma equipe de animadoras de torcida competem para participar do clipe de Rihanna. Você confere o vídeo aqui.

Seu segundo clipe é If It's Lovin' That You Want, um vídeo com cara de verão, cujo cenário é uma praia na Califórnia.

A seguir, temos S.O.S (Rescue Me). É também um clipe comum, mostrando Rihanna dançando na maior parte.
Unfaithful é a sua primeira balada. No vídeo, Rihanna interpreta uma mulher que trai seu namorado, e se sente mal com isso. Uma curiosidade: essa música foi escrita por Ne-Yo.
We Ride é mais um clipe sem nada de extraordinário: alterna cenas de Rihanna em um fundo branco, na praia, dirigindo, se divertindo com as amigas... Nada de mais.
Depois de We Ride, Rihanna lançou um single em parceria com Sean Paul, Break It Off, mas ele não tem videoclipe.

A seguir, temos o que tavez seja o maior sucesso da cantora e música-hino de 2007: Umbrella, com parceria de Jay-Z. Apesar da música chiclete, o clipe finalmente foge do básico e é bem interessante. As cenas variam de Rihanna dançando na chuva, com um guarda-chuva, desviando de jatos de água, andando com sapatilhas de balé, ou nua em um triângulo prateado. Os efeitos podem ser meio tosquinhos em algumas partes (ela desviando da água, por exemplo), mas o resultado final ficou muito bom. Vale a pena também ver a paródia que a banda Vanilla Sky fez da música e do clipe, clique aqui. Hehe
Shut Up And Drive tem como tema carros. Rihanna aparece em uma oficina, trabalhando, depois dando a largada em um racha, a là Velozes e Furiosos. Uma curiosidade: no início do clipe, ela dirige uma Ferrari F430 vermelha. Esse mesmo tipo de carro aparece no clipe Show Me What You Got, de Jay-Z.
Don't Stop The Music tem a letra bem parecida com Pon De Replay, e o clipe também é bem parecido: Rihanna em uma balada, dançando e cantando. Uma curiosidade: esse clipe foi gravado no dia seguinte da gravação de Shut Up And Drive, mas nesse vídeo o cabelo dela está um pouco mais comprido.
O próximo single dela é uma parceria com Ne-Yo. O clipe é bem interessante: em todo ele, somos levados a acreditar que os dois cantores estão em lugares diferentes, mas cantando um para o outro. No fim, descobrimos que, na verdade, estão cantando cada um para seu respectivo namorado/namorada. Outro clipe que "engana" quem assiste da mesma maneira é Need You Now, de Lady Antebellum.
Take a Bow é outra balada. No clipe, Rihanna mostra pela primeira vez o cabelo super curto que usará por um bom tempo. O clipe alterna cenas dela cantando em um fundo preto e ela evitando seu ex-namorado, que a traía. No fim, ela o chama para ir até sua casa, ele vai todo esperançoso, e ela e queima as roupas dele na mesa da sala. Hehe.
 If I Never See Your Face Again tem a participação da banda Maroon 5.
 
O próximo clipe, um dos meus preferidos, é Disturbia. É o vídeo mais sombrio da cantora até então, com um estilo que parece o dos filmes da série Jogos Mortais. Nele, vemos Rihanna com os figurinos mais produzidos (com aranhas, couro, lentes coloridas, etc) estilo Halloween.

O próximo single também é uma participação, dessa vez com o cantor Justin Timberlake e o produtor Timbaland. O vídeo é mais simples: apenas mostra Rihanna e Justin em um deserto, cantando com os mais diversos figurinos -ele de jaqueta de couro, ela de looks mais poderosos com brincos cada vez maiores.
O quarto álbum da cantora, Rated R, começa sua divulgação com uma música mais tensa, Russian Roulette. O motivo é que o escândalo da agressão de Chris Brown havia acabado de estourar, e esse álbum reflete um pouco os maus momentos que Rihanna passou. Russian Roulette trata sobre o suicídio, apesar de Rihanna ter dito que nunca chegou a considerar a hipótese: é apenas uma metáfora sobre o perigo de se apaixonar. O clipe, entretanto, usa a ideia literal da roleta russa. No vídeo, Rihanna passa por vários testes: é atropelada, trancada em uma câmara de gás, é baleada debaixo d'água, etc. O parceiro dela, que no fim do clipe acaba perdendo o jogo da roleta russa, é interpretado por Jesse Williams, ator do Grey's Anatomy que aparece também no clipe de Estelle, "Fall In Love"

O clipe de Hard tem clima militar, com minas, tanques e explosões no deserto, tudo com figurino apropriado. Destaque para as cenas do tanque de guerra rosa com Rihanna usando capacete com orelhas do Mickey.
O clipe de Rude Boy é bem psicodélico, mas o resultado final é divertido, colorido, com referências jamaicanas, muitas cores, padrões e animais. Há quem compare o vídeo com Boyz, da cantora M.I.A., já que os dois clipes são mesmo parecidos.
O clipe de Rocktar 101 explora tudo o que há de sexy no mundo do rock: correntes, couro, muito preto... A música conta com solos de guitarra feitos por Slash, e no clipe Rihanna aparece vestida como ele, com cabelos encaracolados e cartola, destruindo uma guitarra. O bateirista do Blink-182, Travis Barker, aparece no clipe como membro da banda de Rihanna.
Te Amo se passa em um castelo, e a música e o vídeo tratam sobre um relacionamento lésbico.
O primeiro single de seu quinto e último álbum, Loud, é Only Girl (In The World), e tem um clipe muito leve, em tons de vermelho para combinar com o novo cabelo da cantora, com muitas flores e cenários agradáveis. Rihanna o descreveu como "feliz, colorido, energético".
What's My Name? é uma participação com o rapper Drake.
O clipe de S&M é polêmico, e foi difícil encontrar no Youtube: o vídeo oficial, do canal da Rihanna no VEVO, é censurado. O motivo? Bom, além da música tratar abertamente sobre sadomasoquismo (assunto que a cantora não deveria tratar, pela regra do bom senso, depois de ser agredida),  o vídeo mostra cenas bem impróprias, e já foi censurado em 11 países. Para completar, ela ainda foi acusada de plágio por um fotógrafo.
O vídeo de Man Down foi o penúltimo a ser lançado.
Por fim, o último clipe de Rihanna é California King Bed, um clipe mais tranquilo, praiano, com a música mais calma.

Além desses clipes, Rihanna também fez muitas participações em músicas e videoclipes de outros artistas. Vou colocar apenas o link:

Just Stand Up! - Rihanna, Beyoncé, Mary J. Blige, Fergie, Sheryl Crow, Melissa Etheridge, Natasha Bedingfield, Miley Cyrus, Leona Lewis, Carrie Underwood, Keyshia Cole, LeAnn Rimes, Ashanti, Ciara & Mariah Carey: música feita para a campanha Stand Up To Cancer.

Live your life - T.I. feat. Rihanna

Paranoid - Kanye West - Rihanna apenas interpreta uma garota no clipe, sem cantar.

Run This Town - Jay-Z feat. Kanye West & Rihanna

Love The Way You Lie - Eminem feat. Rihanna - com participação de Megan Fox no clipe.


Who's That Chick? - David Guetta feat. Rihanna

All Of The Lights - Kenye West feat Rihanna & Kid Cudi

É isso, gente. Não esqueçam de votar na videografia do mês que vem.

Bjss, Thai

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoooorei , me serviu deemais esse Bloog Recomendo

Anônimo disse...

brand name

Feel free to surf to my weblog :: bankruptcy lawyers jacksonville fl
Here is my web-site ... lawyer for bankruptcy

Anônimo disse...

Best easy methods to choose a graphic designer

My web page; lawyer search engine optimization
Here is my webpage ... attorney leads